Saiba para que serve um tecido chitão
Alguns tecidos são típicos do Brasil e usados para diversos fins, como a chita. Apesar do material ser de origem indiana, ele chegou através dos portugueses e ganhou outras estampas e a cara do país tropical, tornando-se um símbolo de cultura popular.
Chamado de chita ou chitão, o tecido é feito em algodão, é leve, muito estampado e, em maior parte, florido. Além de bonito, é uma matéria-prima acessível, que torna possível um uso maior sem gastar muito. Existem infinitas possibilidades com ele, basta usar a criatividade, confira algumas delas para se inspirar:
Roupas de tecido chitão
Apesar de ser pouco usado para produção de roupas na atualidade, é perfeito para festas típicas e visuais de verão. No meio do ano a chita ganha destaque especial, pois é crucial para a confecção de vestidos de festa junina, mas também é bonita em saias, croppeds e outras indumentárias.
Mobiliários com tecido chitão
Móveis que recebem acabamento estofado mais rústico ou para áreas externas, ficam belíssimos com o tecido chitão estampado. Até mesmo móveis completos podem receber o tecido, como os pufes e sofás inteiriços dublando a chita com brins e sarjas, mas é na forração das almofadas que ele faz sucesso.
Outro modo de aproveitar a chita no mobiliário é usar como forro de armários, gavetas, cabeceiras e prateleiras, esse processo deixa um belíssimo acabamento e acrescenta mais vida à peça. A fixação é feita com cola branca, muito rápida e fácil.
Artesanatos
Os artesanatos usam o tecido para todos os fins, como em quadros na parede, com as cores fortes para enfeitar e colorir qualquer local. Para decoupagem de MDF, fabricação de tapetes, revestimento de caixas de papelão, em bolsas, cobertura de potes para reutilização e muito mais. O limite é onde a criatividade permite.
Decoração com tecido chitão estampado
Na decoração, o tecido chitão também aparece. Ele é o símbolo oficial da festa junina, e além das roupas, está presente nas mesas e bandeirolas, onde as flores e cores representam o sertão do Brasil. Geralmente tiras finas são colocadas sobre a madeira da mesa ou alguma toalha rústica, como as feitas com ráfia ou juta.
Nas casas ele também pode ser utilizado, como nos já citados quadros e coberturas de móveis, mas também em cortinas, cúpulas de abajur, dentre outros itens. Uma ideia tradicional e muito bonita é a forração de vasos com o tecido, preferencialmente os de barro, que tem uma melhor aderência.
Em qualquer uma das propostas citadas, o tecido chitão vai bem, mas é preciso que tenha uma boa qualidade para que a estampa dure por mais tempo e suporte a colagem e costura. Na Center Fabril são dezenas de opções de chita estampado, basta escolher qual deseja.
Compre com quem entende do assunto e garanta o melhor em tecidos, malha, casa e decoração, utilidades e muito mais. Na Center Fabril o atendimento é feito pelo WhatsApp ou na loja física, os produtos possuem alta qualidade e o cliente tem diversas possibilidades de pagamento.