Tecido alfaiataria: como saber quais são?

Tecido alfaiataria: como saber quais são?

Alguns tipos de roupas tem o poder de transformar a imagem das pessoas, como o social que projeta mais profissionalismo e seriedade. Por isso, diversos ramos do mercado de trabalho exigem esse tipo de vestimenta.

Alfaiataria é o nome dado a técnica de costura que utiliza cortes retos e formais, para a confecção de calças, camisas e blazers. Outra característica é o modo de produção individual e totalmente personalizada, para deixar a peça alinhada. O processo de fabricação mudou com o tempo, mas os traços da alfaiataria continuam até em largas produções e padronizados, ela é tida como a vestimenta ideal para trabalhar e usar em ocasiões formais.

Quem deseja iniciar a costura de alfaiataria esbarra em dúvidas sobre o tecido ideal, pois existem diversas composições e tramas semelhantes, o que complica a escolha. Por isso, separamos alguns dos tipos mais usados e suas características, veja:

Zibeline

O pano alfaiataria armado é muito luxuoso, o zibeline é ideal para peças femininas, já que tem superfície brilhante. Os vestidos para festas são os mais aconselháveis com o uso do zibeline, pois ele deixa as saias mais rodadas e volumosas. O tecido é encontrado na versão sintética e de seda pura, mas o de poliéster é o mais indicado, primeiramente pelo preço acessível e depois pela alta durabilidade.

Crepe alfaiataria

O pano alfaiataria mais utilizado é o tecido crepe alfaiataria, com seu toque encorpado, elasticidade mediana e maior peso. Ele proporciona peças com caimento perfeito e sem marcar as partes do corpo. É indicado para calças, vestidos, saias e blazers, inclusive é o ideal para fazer o clássico tubinho. O material mais áspero precisa sempre de um forro, para que tenha o melhor acabamento.

Gabardine

Outro tecido alfaiataria que é usado no inverno é o gabardine, seu diferencial é a durabilidade longa. Ele é simples de costurar e permite a criação de todos os tipos de peças sociais, com sua espessura encorpada.

Jacquard

Bem diferente dos demais, o tecido alfaiataria é usado na produção do forro, essencial no crepe e outros panos. Além de deixar as roupas com ajuste melhor e sem transparência, o jacquard também é usado na tapeçaria. Existem roupas que são fabricadas inteiramente com o material, pois é pesado e encorpado, mas só funciona em estações frias.

Oxford

O Oxford foi o preferido pelos alfaiates para a produção de uniformes, como dos militares e jalecos médicos, por não amassar ou precisar de uma lavagem especial. Ele é feito em poliéster e é indicado para roupas que demandam facilidade de limpeza e rapidez para secar.

Linho

Com aparência rústica, o linho é usado na decoração e também como pano de alfaiataria. Fica muito sofisticado em costuras estruturadas e diferentes das tradicionais roupas sociais. O maior benefício do seu uso é o conforto oferecido, por ser feito apenas com fibra natural.

Agora que conhece as melhores opções em tecido para alfaiataria, escolha o ideal na Center Fabril. Compre pela internet, pelo melhor preço e com entrega rápida, além da segurança do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *