Quais são os tecidos de alfaiataria?
Quando escutamos o termo peças de alfaiataria, logo imaginamos roupas masculinas e femininas feitas sob medida, com ajuste perfeito ao corpo. E não é para menos. Afinal, foi justamente assim que o termo ficou popular no mundo todo, pois até as décadas de 60 e 70, peças sociais como ternos, blazers e calças eram feitos por alfaiates – costureiros especializados em produzir roupas exclusivas, sob medida, com cortes retos e tecidos encorpados.
Com a evolução das máquinas de costura, atualmente as roupas de alfaiataria tanto podem ser feitas em ateliers quanto em fábricas. O que vai definir se uma roupa é de alfaiataria ou não é o conjunto de técnicas empregado na produção da vestimenta. Em primeiro lugar, a roupa deve ser feita com tecido alfaiataria, que são nobres, estruturados e possuem excelente caimento no corpo. Além disso, as peças devem ter corte reto, elegante, sofisticado e com fins de uso social, executivo ou esportivo.
Compreendido o que é a técnica de alfaiataria, é hora de conhecer os tecidos que dão vida às mais diferentes peças de roupas masculinas e femininas. A seguir listamos os principais tipos de pano de alfaiataria para você produzir roupas finas, elegantes e superar as expectativas dos seus clientes. Confira!
Quais são os tecidos de alfaiataria?
Os tecidos de alfaiataria a seguir vão garantir excelentes resultados nas suas criações, acompanhe a seguir.
Oxford
O oxford é um tecido encorpado, leve e composto por algodão e poliéster. Inicialmente empregado na confecção de roupas esportivas, o tecido é nobre, tem ótima durabilidade, é confortável de usar e muito versátil. Na alfaiataria, geralmente é utilizado para confeccionar camisas sociais ou esportivas.
Tecido crepe alfaiataria
Já o tecido crepe de alfaiataria é mais robusto, tem boa elasticidade e ótimo caimento. É um pano de alfaiataria composto por poliéster e elastano, possui textura levemente rugosa, mas com toque fresco e macio. O tecido geralmente é utilizado para confeccionar camisas sociais, blazers e vestidos.
Linho
O linho, por sua vez, é um tecido de alfaiataria clássico e atemporal, utilizado para costurar calças e blazers. Feito com fibras 100% naturais, o tecido tem um visual rústico, mas é encorpado, leve e fresco. E está disponível em tons naturais e em cores da moda como verde militar, azul, rosa pink entre outras.
Gabardine
O pano alfaiataria gabardine é um tecido sintético, composto por poliéster e elastano. Tem excelente caimento, é mais leve e fresco do que o oxford e comumente utilizado na confecção de calças e casacos.
Tecido alfaiataria bengaline
Outro tecido de alfaiataria excelente para costurar executivas e elegantes é o bengaline. Suas fibras são uma mistura de viscose, poliamida e elastano, o que torna o tecido uma excelente escolha para produzir vestidos sociais, saias, calças e blazers. Uma grande vantagem do bengaline é o que o tecido não amarrota com facilidade, deixando o visual sempre impecável.
Tecido malha alfaiataria
Podemos classificar algumas malhas como de alfaiataria. São aquelas mais encorpadas que por sua composição e estrutura fazem peças extremamente confortáveis e com acabamento impecável, trazendo todo o requinte com o máximo de conforto para peças como calças, coletes, saias e vestidos
Agora que você já sabe quais são os tecidos de alfaiataria mais utilizados no mundo da moda, que tal conferir as opções que a Center Fabril tem para você? Em nosso site você encontra os melhores materiais têxteis para dar vida aos seus projetos e encantar seus clientes com roupas de qualidade. Vem conferir!