Tecido sustentável: saiba quais são
A sustentabilidade é pauta frequente, pois ela é a única garantia de poupar e manter os recursos naturais. Preservar água, florestas e outros atributos da natureza, e reduzir a produção de lixo é essencial.
Preocupada com esse fator, a indústria têxtil criou tecidos sustentáveis. O conceito chamado de eco fashion se inicia na fabricação do tecido sustentável, que é produzido com matérias-primas menos poluentes.
Essa diminuição ocorre com processos que não afetam bruscamente o ambiente, redução dos produtos químicos usados na composição e descarte correto de resíduos, que pode até ocorrer com a reciclagem.
Todo o material usado na confecção do tecido tem a decomposição mais rápida ou origem natural, assim parte deles é biodegradável.
A sustentabilidade da indústria têxtil unida com o consumo consciente pode mudar o rumo da moda de uma vez por todas. Reduzir o descarte e minimizar os poluentes é o primeiro passo, com explica Marina ao portal da revista Elle.
“Estima-se que as perdas nas várias fases da etapa de fabricação de camisetas estão na ordem de 50% para o algodão, 31% para a poliamida e 29% para o poliéster. Em todos os casos, a etapa com maior perda é a confecção (corte e costura) – responsável por 25%. Intimamente relacionado com um sistema de produção e consumo de ciclo fechado, que tem como base a reciclagem, reparação e reutilização dos materiais e insumos utilizados durante todo o processo produtivo por diversas vezes”, aponta Marina Colerato, coordenadora do Modefica, projeto que faz relatórios sobre a indústria têxtil.
Conheça os tecidos que fazem parte desse tipo de produção:
Algodão orgânico
O algodão é o tecido mais usado e tem sua versão orgânica, sem os aditivos que afetam a natureza. Desde os agrotóxicos usados nas plantações até o gasto de água, tudo é controlado na produção do tecido sustentável de algodão. Ele é ideal para camisetas, calcinhas, cuecas e outras modelagens.
Tecido de fibra de banana
Se resistência é uma necessidade das roupas, tapeçaria e outras produções, o tecido sustentável de fibra de bananeira é o indicado. Essa é a fibra mais resistente produzida pela natureza e consiste no aproveitamento total da árvore que é eliminada após a colheita dos frutos.
Linho
O tecido sustentável é muito antigo, pois até as múmias contavam com o material em seu embalsamamento. Ele é forte e usado em muitos tipos de peças, inclusive para decoração, como nas cortinas e colchas. Não é preciso nenhum tipo de veneno para proteger o cultivo e pouca água é o suficiente.
Modal
O modal é um tecido reciclado da madeira, feito com suas cascas. Ele é suave na pele e usado nas mesmas confecções que o algodão, com bastante versatilidade.
Tecido Pet
Fabricado inteiramente com aproveitamento de garrafas pet, o tecido é reciclado e reciclável. Ele é usado em peças mais firmes, como as famosas ecobags.
Encontre o material têxtil que precisa em uma especialista, a Center Fabril. São mais de 100 anos de experiência na venda de tecidos, a loja é uma referência em tecido. Compre sem sair de casa na loja virtual.