Tudo que você precisa saber sobre o tecido crepe alfaiataria
A vestimenta social é também chamada de alfaiataria graças ao processo de como era fabricada. Os produtores das peças eram os alfaiates, por isso as roupas com as mesmas características recebem o nome, os franceses e ingleses foram os responsáveis por aperfeiçoar a atividade que mudou completamente a moda.
Os alfaiates produziam roupas sob medida e diferentes das vendidas popularmente, com pano alfaiataria, cortes retos e simetria, para os homens nobres. Anos depois da revolução da França, as mulheres também ganharam espaço no estilo e até hoje contam com esse tipo de vestimenta.
O social vai além das roupas mais comuns para trabalho, por não marcar no corpo e apresentar uma imagem formal, ele também pode ser misturado com outras roupas da moda. Quanto o assunto é esse tipo de peça, o tecido crepe alfaiataria é o primeiro a ser lembrado.
O pano alfaiataria de crepe é mais pesado e encorpado, criando uma superfície lisa, diferente dos outros da mesma categoria, não tem o acabamento brilhante. A composição do tecido crepe conta com a grande maioria de poliéster e uma pequena porcentagem de elastano, assim é perfeito para cortes amplos ou rentes ao corpo.
Outro ponto positivo desse tipo de crepe é o conforto no corpo, algo que não é encontrado nos tecidos mais resistentes e com acabamento rústico usados na produção de calças e blazers.
Os cuidados com o material devem ser tomados antes da produção e durante as lavagens. O uso de sabão neutro e ciclo suave é o recomendado para manter as características naturais das fibras, para centrifugar é indicado o uso de um saco especial para essa etapa, que possui ziper e não deixa a peça solta na máquina.
A secagem em local arejado, mas sem luz solar direta evita o desbotamento, para passar basta usar o ferro em baixa temperatura, mas o material não costuma apresentar vincos com facilidade.
Como usar o crepe de alfaiataria
A escolha do crepe alfaiataria é uma ótima opção para o clima quente do Brasil, pois apesar do peso do tecido, ele é fresco no corpo. Diferente do linho e outros panos grossos, ele é perfeito para usar no verão para trabalhar ou em qualquer situação formal. Veja algumas possibilidades na produção de roupas com crepe:
Roupas sociais
Roupas com poucas informações, linhas retas e muita sofisticação são propícias para o uso do tecido crepe alfaiataria. A criação de conjuntos de saia com tailleur e calça com blazer são os mais tradicionais. Nesse caso, é essencial optar por tons mais sóbrios e uma produção sob medida.
Roupas de festas
Vestidos para festas também ficam belíssimos com o crepe, pois ele tem um bom caimento para modelar as saias e empregar um pouco de volume na vestimenta.
Conte com a Center Fabril na hora de comprar o crepe e outros tecidos de alta qualidade, a loja possui mais de 100 anos de mercado e é uma referência. O cliente escolhe pela compra na loja física, localizada na Rua Cardoso de Almeida em SP, ou pelo site.